NUDGING E GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DAS FAKE NEWS E AUMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67193

Palavras-chave:

Nudges. Covid-19. Gamificação. Hipercultura. Fake News.

Resumo

No atual contexto de pandemia decorrente do novo coronavírus (covid-19), vivencia-se também a disseminação de fake news que induzem os indivíduos a um quadro de negacionismo e decisões ruins. Neste cenário, conhecer os processos que impulsionam o ser humano a tomar decisões é de extrema importância para compreender os mais variados aspectos dos comportamentos dos sujeitos. Segundo os estudos de Thaler e Sunstein (2008), as formas como as alternativas de uma determinada escolha são apresentadas podem ajudar as pessoas a ter boas atitudes, e pequenos empurrões – “nudges” – facilitam o reconhecimento das melhores opções. Com o aumento do uso das plataformas digitais, ocorrido nas últimas décadas, é importante entender também os comportamentos reproduzidos digitalmente no cenário hipercultural e a influência dos nudges no ambiente on-line. A técnica da gamificação também se destaca nesse panorama, sendo utilizada em diferentes situações para promover aprendizagens e induzir comportamentos. Assim, pensando na importância de propor estratégias de superação da pandemia, essa pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da Teoria de Nudges e da gamificação no processo de tomada de decisão dos sujeitos, corroborando com a prevenção e o controle da covid-19 no Brasil. A pesquisa contou com 160 participantes brasileiros e foi desenvolvida a partir do método experimental e de intervenção, visando provocar mudanças nos grupos submetidos a investigação; comparando os resultados pré-teste/ pós-teste, para auxiliar no combate desta, e de futuras epidemias. O presente estudo revelou dados importantes, sendo constatado um aumento do conhecimento sobre a covid-19 e diminuição em crenças conspiratórias.

Biografia do Autor

Bárbara Cunha Abreu, Universidade Federal de Pernambuco/ estudante de Doutorado

Doutoranda e Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Epistemologia Experimental e Cultural (NEC) vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE.

Antonio Roazzi, Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco

Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela University of Oxford. Doutor em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Pós-doutorado na University of London, University of Oxford, Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione, ISTC (Roma, Itália), e Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Professor Titular do Dep. de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

ABREU, Bárbara Cunha; ROAZZI, Antonio. NUDGING E GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DAS FAKE NEWS E AUMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 269–291, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.67193. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/67193. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações