Práticas ciberculturais e a autoria do professor: as redes de criação educativas no cotidiano da escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30487Palavras-chave:
práticas ciberculturais, autoria do professor, cotidiano da escola, rede de criaçãoResumo
O trabalho tem por objetivo analisar as práticas ciberculturais e a autoria do professor no cotidiano da escola. O estudo foi conduzido pela pesquisa-formação em diálogo com os estudos da cibercultura. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Estadual da Bahia. Neste trabalho, analisamos a rede da criação e o processo de autoria de uma professora praticante. Parte dos resultados alcançados revelaram que a autoria/criação do professor acontece em rede, na sua temporalidade específica e relacional, e que não basta fazer uso das tecnologias digitais; é preciso propor metodologias que desencadeiem a construção coletiva de conhecimentos. A autoria acontece quando o professor se abre para a inovação. Assim, a partir de atos autorizantes, se permite o exercício da autonomia ou, mais ainda, a ousadia tomada nos procedimentos da criação, de acordo com o contexto e as ocasiões que lhe são próprias. Como os saberes docentes para mediação em espaços híbridos de aprendizagem ainda estão em construção, constatamos que é preciso criar redes de colaboração na escola, não só formando os professores, mas formando concomitantemente alunos, coordenador pedagógico, funcionários. Além disso, é preciso, principalmente, que as escolas se abram para ajudas externas.
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