ANÁLISE DO WEBSITE DO POVO ASHANINKA DO RIO AMÔNIA: TECENDO SABERES NO CIBERESPAÇO PARA A INTERCULTURALIDADE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72404

Keywords:

Povos indígenas, Povo Ashaninka, usabilidade do website, interculturalidade.

Abstract

Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho (Portugal), cujo projeto de pesquisa tinha por objetivo principal compreender o cenário de integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação dos povos indígenas do Brasil e o contexto desta integração no caso específico do povo Ashaninka do rio Amônia. Neste texto apresentamos uma parte da pesquisa, a que diz respeito à análise do website do povo Ashaninka como um etno-espaço que possibilita a tessitura de saberes no ciberespaço para a interculturalidade. Porém, antes dessa análise, para contextualizarmos a temática, faremos uma breve incursão sobre as políticas de inclusão digital dos povos indígenas e o protagonismo indígena no uso da internet.  Partindo depois para a abordagem do website do povo Ashaninka, fazemos a análise  do seu conteúdo e do design gráfico da interface recorrendo a critérios de usabilidade recomendados pela literatura do webdesign. Os resultados apontam que a comunidade indígena vem introduzindo as TIC como uma janela para o mundo intercultural, possibilitando construir saberes entre não indígenas e o povo Ashaninka, visando romper com estereótipos e preconceitos que estigmatizam as populações indígenas, a partir da divulgação da sua cultura, espiritualidade, artes e tradições.

Author Biographies

Sonaira de Araújo Moura, Universidade do Minho

Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Acre (UFAC), especialista em história do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ), Mestre em Ciências da Educação e doutoranda em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (UMINHO).

Luiz Eduardo Guedes, Universidade Federal do Acre

Doutorando em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2018), Graduação em Letras Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Possui Certificação de “Teaching English to Speakers of Other Languages (TESOL)” pela Northern Virginia Community College (2016), com fomento da CAPES, em Alexandria, Estados Unidos e IELTs Prep pela Saint George International School (2019), em Toronto, Canadá. Durante a graduação, foi Professor Bolsista do Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal do Acre. Atualmente, é Professor de Língua Inglesa do Instituto Federal do Acre, onde também atua como Assessor de Relações Internacionais, já tendo exercido a função de Coordenador do Centro de Idiomas da Reitoria. Ainda, é membro da coordenação do Fórum de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica – Forinter.

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho (UMINHO)

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013). Foi Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa (2007-2016). Atualmente, é coordenador da área de Especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação; é membro da Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento em “Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais”; integra o Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação; integra, ainda, o Observatório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta (Portugal), e faz parte dos corpos dirigentes da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP). Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003- 2009); Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Educativa (Mestrado e Doutoramento). É autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação, particularmente na Educação Online.

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Published

2023-08-04

How to Cite

MOURA, Sonaira de Araújo; GUEDES, Luiz Eduardo; DA SILVA, Bento Duarte. ANÁLISE DO WEBSITE DO POVO ASHANINKA DO RIO AMÔNIA: TECENDO SABERES NO CIBERESPAÇO PARA A INTERCULTURALIDADE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 22–38, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.72404. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/72404. Acesso em: 20 may. 2024.