NEGACIONISMO CIENTÍFICO E PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS LIGADAS A CIÊNCIAS: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO NA ESCOLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.65040

Keywords:

Negacionismo científico, Notícias falsas, Ensino de Ciências, Gestão escolar.

Abstract

O negacionismo científico e a disseminação de notícias falsas estão ganhando proporções assustadoras na atualidade. Seus impactos podem ser sentidos em diversas áreas, distorcendo fatos, levando pessoas a arriscarem a sua própria vida e de seus familiares, influenciando a opinião pública, elegendo políticos inescrupulosos e desgastando a imagem dos cientistas e das instituições de pesquisa. Sendo a escola um espaço social, estas mentiras estão entrando nas salas de aula e trazendo novos desafios para o ensino, em especial para o ensino de Ciências. Neste contexto, busca-se nesse ensaio traçar alguns pontos para a reflexão sobre as relações entre essa disseminação de idéias negacionistas e das chamadas fake news, a invasão dessas inverdades distorções no ambiente escolar, o papel do professor no desenvolvimento do aluno para o exercício da cidadania e da gestão escolar na liderança e organização de estratégias, com o objetivo de se intensificar o combate a esse conhecimento falso, o desenvolvimento da análise crítica, na busca por fontes confiáveis e a valorização do conhecimento científico.  

Author Biography

Carise Martins Angelo, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelao em Física pela Faculdade de filosofia, ciencias e letras (2011), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest (2020) e Pós graduação em Metodologia do Ensino de Física (2021) e Inspeção, Supervisão e Orientação Escolar (2021) pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). Atualmente é professor orientador da Universidade Estácio de Sá e professor auxiliar i da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, espaços não formais, divulgação científica e fake news.

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Published

2023-03-14

How to Cite

ANGELO, Carise Martins. NEGACIONISMO CIENTÍFICO E PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS LIGADAS A CIÊNCIAS: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO NA ESCOLA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 255–268, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.65040. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65040. Acesso em: 18 may. 2024.