Tecnologias digitais e práticas docentes na pandemia: (re)inventando o estágio supervisionado em letras
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61093Schlagworte:
Estágio Supervisionado. Prática Docente. Letras. Pandemia. Tecnologias Digitais.Abstract
Este artigo localiza-se no contexto em que a pandemia da Covid-19 impactou inúmeras atividades em todo mundo, sobretudo as práticas de ensino e formação de professores nas licenciaturas. Aqui são abordas experiências docentes mediadas via tecnologia e consolidadas no curso livre “Escola em Cena”, realizado com vistas aos componentes curriculares dos Estágios Supervisionados e Práticas Pedagógicas do Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DCH – Campus IV. Em função das limitações da perspectiva traçada na construção deste trabalho, nos atemos a um dos projetos executados no referido curso livre, a saber: “Literomusicalizando a Língua Portuguesa”. Nossa metodologia é de abordagem qualitativa, por trazer os impactos e possibilidades pedagógicas construídas pelos discentes do curso de Letras, então autores dos espaços digitais, os quais denominamos “cenários educacionais”. Baseamo-nos em autores como Bates (2017), Moran (2012), Pinheiro (2018), entre outros, a fim de fundamentar as discussões sobre as tecnologias digitais e a imersão das práticas educacionais nesse contexto. Os resultados desembocam nas possibilidades de ensino e formação de professores via mediação tecnológica, assim como horizontaliza uma série de questões que envolve o trabalho em Letras e suas possibilidades com as tecnologias digitais.Literaturhinweise
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