NAS TRILHAS DA MATA ATLÂNTICA: CAMINHOS ABERTOS PARA JOVENS CIENTISTAS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65457

Schlagworte:

Mata Atlântica, Biodiversidade, Ecossistema, Educação

Abstract

Imagine entrar numa mata densa, descalço, sem mantimento, solitário, sem ajuda de tecnologia, guias locais e sem acesso à internet. Seria uma tarefa difícil, não é mesmo? Da mesma maneira, sintetizar um bioma brasileiro em um único livro é um desafio que já merece ser aplaudido somente pela ousadia. Pois bem, Fabio Rubio Scarano conseguiu o feito. Passou do clique, da ideia, para a execução. Com a mochila nas costas se aventurou nas matas densas e nas restingas abertas. Sujou o pé na lama dos manguezais. Conversou com pajés, quilombolas, caiçaras, cientistas de várias épocas e deixou caminhos abertos nas trilhas da floresta. Foi muito bem-sucedido. Escalou montanhas, fixou pontos de apoio para as presentes e futuras gerações da Mata Atlântica. O livro Mata Atlântica: uma história do futuro (Scarano, 2014) foi coroado em primeiro lugar em um dos prêmios mais importantes da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria de Ciências Naturais em 2015. Por esse feito já pode ser considerado um clássico sobre o bioma. A premissa do livro, segundo o autor, “é que a biodiversidade é guardiã dos serviços ambientais vitais para o bem-estar humano” (op. cit., p. 184). Divido em seis capítulos, a obra percorre um longo trajeto e traz profundas contribuições para o campo das ciências ambientais. O livro é escrito em português e inglês e apresenta mapas atuais, uma série de belíssimas fotografias e um projeto gráfico bem elegante. É um livro para exibir na sala de estar, folhear com calma, entrar nas histórias desse espetacular bioma.

Autor/innen-Biografie

Rafael Nogueira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2005), Mestrado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense/2010) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/2020). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ). Orienta pesquisas nos seguintes programas: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCiAC) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé (RJ). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: i) cinema, educação e ambiente; ii) educação ambiental; iii) imaginário e formas de viver e iv) sustentabilidade.

Literaturhinweise

Scarano, Fabio Rubio. Mata Atlântica: uma história do futuro. 1 ed. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro. Conservação Internacional, 2014. Série Biomas Brasileiros.

Veröffentlicht

2022-11-07

Zitationsvorschlag

COSTA, Rafael Nogueira. NAS TRILHAS DA MATA ATLÂNTICA: CAMINHOS ABERTOS PARA JOVENS CIENTISTAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–09, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.65457. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/65457. Acesso em: 11 mai. 2025.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in