CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.67711Palavras-chave:
Inclusão, Ciências, Ensino, EducaçãoResumo
As instituições de ensino regular foram pensadas a partir de um padrão normativo, igualitário e excludente. Com o aumento das discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, faz-se necessária a construção de um ambiente escolar que promova a inclusão, com estrutura, profissionais e currículo de ensino que se ajustem a esse modelo educacional. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar se existem ações educativas de inclusão em uma unidade escolar pública de ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma discussão teórica sobre a inclusão no Brasil, embasada na autora Maria Teresa Égler Mantoan. De maneira empírica, foi realizado um estudo de campo em uma escola pública localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, no município de Macaé. A pesquisa apresentada faz parte do relato final de um grupo de Prática de Ensino do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo de caso analisou as seguintes categorias: i) estrutura escolar e ii) as práticas e os métodos de ensino no campo da inclusão empregados pela instituição. A título de considerações finais, o artigo aponta para a educação inclusiva como uma forma de reestruturar o sistema educacional, valorizando a heterogeneidade humana.
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