CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DE ENSINO

Autores

  • Leticia Moraes Belo de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Layla Arenari Cardozo Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Carolina Brioschi Delpupo Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Rafael Nogueira Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-2790-5742

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.67711

Palavras-chave:

Inclusão, Ciências, Ensino, Educação

Resumo

As instituições de ensino regular foram pensadas a partir de um padrão normativo, igualitário e excludente. Com o aumento das discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, faz-se necessária a construção de um ambiente escolar que promova a inclusão, com estrutura, profissionais e currículo de ensino que se ajustem a esse modelo educacional. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar se existem ações educativas de inclusão em uma unidade escolar pública de ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma discussão teórica sobre a inclusão no Brasil, embasada na autora Maria Teresa Égler Mantoan. De maneira empírica, foi realizado um estudo de campo em uma escola pública localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, no município de Macaé. A pesquisa apresentada faz parte do relato final de um grupo de Prática de Ensino do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo de caso analisou as seguintes categorias: i) estrutura escolar e ii) as práticas e os métodos de ensino no campo da inclusão empregados pela instituição. A título de considerações finais, o artigo aponta para a educação inclusiva como uma forma de reestruturar o sistema educacional, valorizando a heterogeneidade humana.

Biografia do Autor

Layla Arenari Cardozo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ, atualmente sou mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, na mesma instituição. Ao longo da graduação, participei de projetos de extensão, com foco em educação ambiental e sustentabilidade, e também atuei como bolsista do CNPq em projetos de iniciação científica envolvendo estudos com fitoterápicos. Minha trajetória acadêmica tem sido pautada por um interesse marcante na área de bioengenharia e bioprocessos, buscando integrar esses conceitos em projetos que contribuam para a conscientização ambiental e a promoção de práticas sustentáveis. Atualmente, exerço a função de auxiliar de meio ambiente no setor de QSMS, sendo encarregada da emissão de manifestos, elaboração de planilhas de controle e desenvolvimento de campanhas de conscientização ambiental, além disso, colaboro no monitoramento de indicadores da empresa, como as emissões de CO2.

Carolina Brioschi Delpupo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF), atua no Laboratório Integrado de Biociências Translacionais (LIBT), na área da biologia do desenvolvimento e ecotoxicologia utilizando zebrafish (Danio rerio) como modelo de pesquisa. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuou como aluna bolsista de iniciação científica na mesma área, utilizando o Silverside brasileiro (Atherinella brasiliensis) e o zebrafish como organismo modelo. Participou de diversos projetos testando a toxicologia de produtos, atualmente trabalha testando a toxicidade de HPAs (Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos) no desenvolvimento embrionário de zebrafish e seus efeitos no sistema endócrino e inflamatório

Rafael Nogueira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ). Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ). Formação: Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2005). Mestrado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense/2010). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016). Orienta pesquisas nos seguintes programas: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCiAC) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé. Linhas: i) formação docente; ii) abordagens inovadoras para o ensino de Ciências Biológicas e Ambientais; iii) implementação de políticas públicas e iv) bioinspiração, criatividade e inovação. Coordenador dos seguintes projetos de Extensão: Imaginamundos (Apoio: PR5/UFRJ) e Árvore-ser: Reflexões e Práticas Agroecológicas. Em 2023, iniciou uma colaboração científica com o Ministério da Educação (MEC) para uma avaliação da política pública PDDE Escolas Sustentáveis e criação de uma nova proposta para o Programa Nacional Escolas Sustentáveis. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

BELO DE OLIVEIRA, Leticia Moraes; CARDOZO, Layla Arenari; DELPUPO, Carolina Brioschi; COSTA, Rafael Nogueira. CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DE ENSINO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 4, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.67711. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/67711. Acesso em: 10 dez. 2024.

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