SÁBIAS MÃOS QUE PRODUZEM CONHECIMENTO

“TUDO ISSO É CIÊNCIA!”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.77602

Resumo

A partir de falas negras brasileiras sobre ciência o artigo traz a oralidade e a memória como valores civilizatórios afro-brasileiros (Trindade, 2009) para fazer pensar saberes através de outros modos e usos de produção de conhecimento no cotidiano de populações negras e/ou indígenas. Tal sapiência é aqui demonstrada em diálogo com a produção do curta-metragem Sábias Mãos (2023). Com efeito adverso, esse diálogo trata de enaltecer o cinema negro, além de valorizar outros saberes ao trazer para cena uma mulher negra como protagonista partilhando sua sabedoria e ancestralidade através da palavra falada. Seus longos áudios são podcasts cujos sons narram parte de sua trajetória.

Biografia do Autor

Aline Regina Cardozo de Brito, UERJ

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd-UERJ), licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Orientação Educacional pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT-UERJ). Professora e Orientadora Educacional na Educação Básica da rede pública de ensino. Membro do Grupo de Pesquisas Culturas e Identidades no Cotidiano (ProPEd-UERJ), Grupo de Estudos Cinema e Educação do Laboratório Kumã (IACS-UFF), da Casa Das Mulheres (CDM) da Maré e do Coletivo Mulheres do Ler.

Danielle Christina do Nascimento Oliveira, UERJ

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd-UERJ), licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação (UERJ), especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II (EREREBÁ-PROPGPEC-CP2) e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal Minas Gerais (IFRJ). Professora na Educação Básica da rede pública de ensino. Membro do Grupo de Pesquisas Culturas e Identidades no Cotidiano (ProPEd-UERJ), do Grupo de Estudos e Extensão Currículo em Movimento na Educação Infantil (CEIMOV-UFRJ) e do Coletivo Mulheres do Ler da Baixada Fluminense.

Marco Aurélio da Conceição   Correa, UERJ

Doutorando e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd-UERJ), licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação (UERJ), especialista em Ensino de História da África pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II (PROPGPEC-CP2). Professor na Educação Básica da rede pública de ensino.

Tatiana Gomes Rosa, UERJ

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd-UERJ), mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (PPRER-CEFET/RJ), especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (ICHS-UFOP) e, licenciada em Artes Visuais na Universidade Federal de Espírito Santo (UFES). Professora na Educação Básica da rede pública de ensino. Membro do Grupo de Pesquisas Culturas e Identidades no Cotidiano (ProPEd-UERJ).

Mailsa Carla Pinto Passos, UERJ

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  (PUC-RJ), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd-UERJ), licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ). Professora Titular do Ensino Superior da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Procientista, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Culturas e Identidades no Cotidiano do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd-UERJ). 

 

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

BRITO, Aline Regina Cardozo de; OLIVEIRA, Danielle Christina do Nascimento; CORREA,MarcoAuréliodaConceição ; ROSA, Tatiana Gomes; PASSOS, Mailsa Carla Pinto. SÁBIAS MÃOS QUE PRODUZEM CONHECIMENTO : “TUDO ISSO É CIÊNCIA!”. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 01–19, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.77602. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/77602. Acesso em: 30 abr. 2024.