CRESCER, VOAR, ESCORRER: POESIAS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.75942Palavras-chave:
Poesia, Escola, Sonhos, Desejos, Vida, EducaçãoResumo
Em uma manhã fresca e ensolarada de um dia qualquer, o professor de ciências da natureza, apesar de já cansado com as suas trinta-e-tantas aulas semanais, coloca-se atento ao mundo que o cerca em seu espaço de trabalho-vida e que constitui um ecossistema-aula multiespécie: coexistem (jovens) humanos, aves, plantas, cachorros, insetos, cadernos, lápis, canetas, aviões de papel, gritos, perguntas, cansaços, sonhos, desejos, pensamentos, ânsias, risos, e… e… e… Enquanto os estudantes de uma sala cheia estudam os conhecimentos científicos, com a sua força incontrolável, também tramam formas de escapar aos duros muros da sala de aula. Fazer aviõezinhos de papel e jogá-los em uma planta que reside no ‘lado de fora’ daquele recinto mostra-se como linha de fuga possível. Ao observar tal movimento, em devir com tantos seres que lá se encontram, o docente deixou-se a-trave(r)ssar e inspirou-se a ensaiar poéticas tecidas no material que se segue, composto por três poemas (Crescer; Voa Voa; Escorre-água) e uma imagem produzida a partir da sobreposição de fotografias manipuladas digitalmente. Estas produções buscam materializar a vivência no chão da escola, com suas dores e delícias cotidianas.
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