FERRAMENTAS PARA O ENSINO DO AUDIOVISUAL INTERATIVO: UM ESTUDO EM SIMULAÇÕES DE REALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74631

Palavras-chave:

Audiovisual Interativo, Imersão, Simulação de Realidades, Roteiro Interativo, Sistemas de RPG, Jogos

Resumo

Desde os anos 1970, os jogos textuais e os jogos eletrônicos, vêm evoluindo e proporcionando experiências interativas cada vez mais imersivas. Intituladas de simulações de realidades, essas experiências necessitam de elementos diferenciados para a construção de roteiros, tendo em vista a necessidade de interatividade. Este trabalho apresenta um panorama das simulações de realidade, alguns elementos e ferramentas para auxiliar no ensino do audiovisual interativo, e por fim, apresenta uma prática de construção de roteiros interativos para serem visualizados em navegadores.

Biografia do Autor

Leonardo Antônio de Andrade, Universidade Federal de São Carlos

Pesquisador em Narrativas Emergentes, com ênfase em Narrativas Interativas. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Audiovisual, Ciência da Computação e Comunicação, com ênfase em jogos, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas, jogos, estereoscopia e RPGs. É coordenador do grupo de pesquisa GENE (Grupo de Estudos em Narrativas Emergentes). É co-criador do sistema de regras OPERA RPG.

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Publicado

12-01-2024

Como Citar

ANDRADE, Leonardo Antônio de. FERRAMENTAS PARA O ENSINO DO AUDIOVISUAL INTERATIVO: UM ESTUDO EM SIMULAÇÕES DE REALIDADES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 74–97, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.74631. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/74631. Acesso em: 28 abr. 2025.