APRENDER NO FACEBOOK: ALGUNS SILÊNCIOS E RUÍDOS PARA INSTIGAR O ENSINO E A DOCÊNCIA ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2018.34199Keywords:
Facebook, Análise de interações, Grupo fechado no Facebook, Disciplina optativa.Abstract
Cada vez mais as tecnologias da informação e comunicação (TIC) tornam mais rápida e dinâmica a comunicação, a interação e o compartilhamento de conteúdo entre as pessoas. Essa investigação busca refletir sobre contribuições do Facebook como espaço de aprendizagem em uma disciplina do Mestrado em Educação do PPGEduc/UFRRJ. A disciplina transcorreu em sua maior parte no Facebook e os participantes tiveram oportunidade de explorar as ferramentas disponibilizadas no grupo e de refletir coletivamente a partir de diferentes propostas de discussão. Os dados foram gerados a partir das interações no próprio grupo. O software Nodelx foi utilizado para analisar a não linearidade e a hipertextualidade presentes no processo interativo nesta rede. A análise elucida ruídos e silêncios observados na dinâmica interativa neste grupo. Ruídos foram caracterizados a partir das interações relacionadas às discussões que aconteciam no grupo. Como silêncios são denominados os rastros silenciosos dos membros ao utilizar a rede, mesmo sem interagir nela.References
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