A BNCC, A LEITURA E A DESIGUALDADE CULTURAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78729Palabras clave:
Desigualdade cultural, Leitura, BNCC, Capital cultural.Resumen
O presente texto toma como motivos a confecção da BNCC e a pouca importância que ela confere às desigualdades culturais no país para refletir, com o auxílio da categoria “capital cultural”, formulada por Pierre Bourdieu, acerca da função decisiva do campo da leitura na educação brasileira. Buscaremos evidenciar quão decisiva é a incidência da desigualdade cultural para o fracasso, já na origem, de iniciativas e projetos educacionais no Brasil. Também defenderemos que qualquer incursão pelo campo da educação brasileira que não considere a formação lacunar dos estudantes, fruto da dramática desigualdade para o acesso e aquisição dos bens que formam o “capital cultural” e não chame ao seu agudo enfrentamento, não fará mais do que reiterar as operações fundantes do desnível, tornando-o legítima baliza para tudo o que dele derivar.
Citas
ABREU, Márcia (org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas,SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999.
ABREU, Márcia. Cultura letrada – Literatura e leitura. São Paulo: Ed. Unesp, 2006.
AMORIM, Marcel Álvaro de [et al]. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: Escritos sobre educação. Org. Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani. Trad. Magali de Castro. Petrópolis: Vozes, 2015.
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.
CATANI, Afrânio et al (Orgs). Vocabulário Bourdieu. Belo Hoarizonte: Autêntica, 2015.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.
GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; AMORIM, Marcel Álvaro. A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas-SP: Pontes Editores, 2019.
LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da Escola. Trad. Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SALGADO, Gilberto. Desigualdades culturais e modernidade periférica. In: Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas. vs. 12 e 13, ns. 22 e 23, jul./dez. 2009 e jan./jun. 2010, p.253-286
ZIELBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba-PR: InterSaberes, 2012.
ZIELBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).