A BNCC, A LEITURA E A DESIGUALDADE CULTURAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78729Keywords:
Desigualdade cultural, Leitura, BNCC, Capital cultural.Abstract
O presente texto toma como motivos a confecção da BNCC e a pouca importância que ela confere às desigualdades culturais no país para refletir, com o auxílio da categoria “capital cultural”, formulada por Pierre Bourdieu, acerca da função decisiva do campo da leitura na educação brasileira. Buscaremos evidenciar quão decisiva é a incidência da desigualdade cultural para o fracasso, já na origem, de iniciativas e projetos educacionais no Brasil. Também defenderemos que qualquer incursão pelo campo da educação brasileira que não considere a formação lacunar dos estudantes, fruto da dramática desigualdade para o acesso e aquisição dos bens que formam o “capital cultural” e não chame ao seu agudo enfrentamento, não fará mais do que reiterar as operações fundantes do desnível, tornando-o legítima baliza para tudo o que dele derivar.
References
ABREU, Márcia (org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas,SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999.
ABREU, Márcia. Cultura letrada – Literatura e leitura. São Paulo: Ed. Unesp, 2006.
AMORIM, Marcel Álvaro de [et al]. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: Escritos sobre educação. Org. Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani. Trad. Magali de Castro. Petrópolis: Vozes, 2015.
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.
CATANI, Afrânio et al (Orgs). Vocabulário Bourdieu. Belo Hoarizonte: Autêntica, 2015.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.
GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; AMORIM, Marcel Álvaro. A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas-SP: Pontes Editores, 2019.
LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da Escola. Trad. Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SALGADO, Gilberto. Desigualdades culturais e modernidade periférica. In: Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas. vs. 12 e 13, ns. 22 e 23, jul./dez. 2009 e jan./jun. 2010, p.253-286
ZIELBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba-PR: InterSaberes, 2012.
ZIELBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).