As competências gerais da BNCC e sua relação com a área da linguagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78391

Palabras clave:

BNCC, Competências Gerais, Desenvolvimento de Habilidades, Discurso.

Resumen

O foco temático deste artigo centra-se na discussão sobre as competências gerais postuladas na Base Nacional Comum Curricular – a BNCC – e a estreita relação desse elenco de competências e a área da linguagem.  Portanto, nosso objeto de estudos é o documento normativo, lançado a público em 2018. O método de pesquisa é o analítico- comparativo, visto que se propõe cotejamento entre as referidas competências e as especificidades da área da linguagem. Os resultados da análise proposta encaminham para a estreita relação com os aspectos discursivos como fator determinante do referido documento, comprovando a hipótese inicial. Por conseguinte, entende-se a extrema necessidade de se pensar o Projeto Político Pedagógico das escolas dos diferentes municípios brasileiros, investindo em formação continuada, trazendo a lume os conceitos específicos da área da linguística textual para os docentes de diferentes áreas de conhecimento, a fim de que possam ser propostos caminhos teóricos- metodológicos para o desenvolvimento da proficiência dos estudantes da escola básica.

Biografía del autor/a

Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular de Língua Portuguesa do Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia - Instituto de Letras - UERJ

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Publicado

2023-11-20

Cómo citar

Abreu, M. T. T. V. (2023). As competências gerais da BNCC e sua relação com a área da linguagem. Periferia, 15, e78391. https://doi.org/10.12957/periferia.2023.78391

Número

Sección

Dossier