A mística na formação via alternância: a experiência da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues - EFAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74673Palabras clave:
Mística, Sentidos e Significados, Alternância, Escola Família Agrícola.Resumen
O objetivo do artigo é compreender as possibilidades da mística como instrumento pedagógico da formação via alternância realizada na EFAR. Neste sentido, partimos nosso estudo da seguinte problemática: O que é mística? Quais os sentidos e significados deste instrumento na formação realizada na EFAR. O processo de análise ocorreu a partir de revisão bibliográfica, análise de imagens de experiências da utilização deste instrumento no cotidiano da escola e entrevistas. Para tanto, foram entrevistados seis egressos e três representantes que participaram do processo de criação e constituição da escola. Os resultados apontam que a mística é um instrumento pedagógico que contribui na formação integral do jovem, na sua identidade enquanto jovem camponês, na capacidade crítica, consciente e reflexiva, perante os movimentos intencionais do capitalismo na sociedade e das consequências desse processo. Conclui-se que a mística contribui na formação de preparação para a vida, na utopia, em transformar o que se sonha em uma ação consciente.
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