A mística na formação via alternância: a experiência da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues - EFAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2023.74673Keywords:
Mística, Sentidos e Significados, Alternância, Escola Família Agrícola.Abstract
O objetivo do artigo é compreender as possibilidades da mística como instrumento pedagógico da formação via alternância realizada na EFAR. Neste sentido, partimos nosso estudo da seguinte problemática: O que é mística? Quais os sentidos e significados deste instrumento na formação realizada na EFAR. O processo de análise ocorreu a partir de revisão bibliográfica, análise de imagens de experiências da utilização deste instrumento no cotidiano da escola e entrevistas. Para tanto, foram entrevistados seis egressos e três representantes que participaram do processo de criação e constituição da escola. Os resultados apontam que a mística é um instrumento pedagógico que contribui na formação integral do jovem, na sua identidade enquanto jovem camponês, na capacidade crítica, consciente e reflexiva, perante os movimentos intencionais do capitalismo na sociedade e das consequências desse processo. Conclui-se que a mística contribui na formação de preparação para a vida, na utopia, em transformar o que se sonha em uma ação consciente.
References
CASALDÁLIGA, Dom Pedro. Antologia retirante. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
COELHO, F. (2014). A alma do MST? A prática da mística e a luta pela terra. Dourados, MS: Ed. UFGD.
ENTREVISTADO EGRESSO 1. Sobre mística. Entrevista cedida a Ricardo Pereira Alves, Campo Grande, 2021.
ENTREVISTADO EGRESSO 2. Sobre mística. Entrevista cedida a Ricardo Pereira Alves, Sidrolândia, 2021.
ENTREVISTADO EGRESSO 4. Sobre mística. Entrevista cedida a Ricardo Pereira Alves, Sidrolândia, 2021.
ENTREVISTADO REPRESENTANTE 1. Sobre mística. Entrevista cedida a Ricardo Pereira Alves, Sidrolândia, 2021.
ENTREVISTADO REPRESENTANTE 3. Sobre mística. Entrevista cedida a Ricardo Pereira Alves, Nova Alvorada do Sul, 2022.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Tradução: BURGHGRAVE, Thierry de. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2007.
MEDEIROS, Evandro Costa de. A dimensão educativa da Mística sem-terra: a experiência da escola Nacional “Florestan Fernandes.” Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
PIATTI, Célia Beatriz; SOUZA, Jucelia da Silva. A mística na licenciatura em educação do campo: imagens, tempos, espaços e experiências. Revista Imagens da Educação, v. 11, n. 1, p. 179-197, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/50069. Acesso em nov.de 2022
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).