ENSINO DE GRAMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS DA CONJUNÇÃO EM MEMES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36434Palabras clave:
ensino, gramática, sentido, conjunção, memeResumen
Esta pesquisa está filiada aos procedimentos teórico-analíticos da Semiolinguística, com base em estudos de Charaudeau (1992), uma vez que essa proposta permite uma perspectiva mais ampla de análise do ensino de língua, o que possibilita trabalhar as relações lógicas em seus múltiplos aspectos semânticos. O objetivo deste estudo é analisar as relações lógico-semânticas das conjunções, especialmente, da conjunção “e” em textos do gênero textual meme. Assim, serão observados os sentidos que vão além dos propostos pela Gramática tradicional ensinada nas escolas, considerando que o ensino da língua pode ser muito mais efetivo se considerada em seus diferentes contextos e usos. Será, brevemente, desenvolvido um estudo sobre o gênero textual meme, observando sua origem e características próprias. Em seguida, serão abordados alguns conceitos da teoria Semiolinguística e, por fim, uma análise das operações lógicas, de acordo com o que Charaudeau (1992) propõe em sua Gramática do Sentido e da Expressão. A principal conclusão obtida nesse estudo, foi que uma conjunção, ou outra classe gramatical, não pode ser descrita e limitada a um único sentido, como tem sido feito pelas gramáticas tradicionais e utilizado pelas escolas de educação básica do Brasil. Isso porque, a partir do uso, podem ocorrer diversos efeitos contextuais para o mesmo elemento linguístico.Descargas
Publicado
2019-02-08
Cómo citar
Silva, A. da R. (2019). ENSINO DE GRAMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS DA CONJUNÇÃO EM MEMES. Periferia, 11(1), 88–113. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36434
Número
Sección
Número Temático
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).