ENSINO DE GRAMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS DA CONJUNÇÃO EM MEMES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36434Keywords:
ensino, gramática, sentido, conjunção, memeAbstract
Esta pesquisa está filiada aos procedimentos teórico-analíticos da Semiolinguística, com base em estudos de Charaudeau (1992), uma vez que essa proposta permite uma perspectiva mais ampla de análise do ensino de língua, o que possibilita trabalhar as relações lógicas em seus múltiplos aspectos semânticos. O objetivo deste estudo é analisar as relações lógico-semânticas das conjunções, especialmente, da conjunção “e” em textos do gênero textual meme. Assim, serão observados os sentidos que vão além dos propostos pela Gramática tradicional ensinada nas escolas, considerando que o ensino da língua pode ser muito mais efetivo se considerada em seus diferentes contextos e usos. Será, brevemente, desenvolvido um estudo sobre o gênero textual meme, observando sua origem e características próprias. Em seguida, serão abordados alguns conceitos da teoria Semiolinguística e, por fim, uma análise das operações lógicas, de acordo com o que Charaudeau (1992) propõe em sua Gramática do Sentido e da Expressão. A principal conclusão obtida nesse estudo, foi que uma conjunção, ou outra classe gramatical, não pode ser descrita e limitada a um único sentido, como tem sido feito pelas gramáticas tradicionais e utilizado pelas escolas de educação básica do Brasil. Isso porque, a partir do uso, podem ocorrer diversos efeitos contextuais para o mesmo elemento linguístico.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).