ENSINO DE GRAMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS DA CONJUNÇÃO EM MEMES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36434Palavras-chave:
ensino, gramática, sentido, conjunção, memeResumo
Esta pesquisa está filiada aos procedimentos teórico-analíticos da Semiolinguística, com base em estudos de Charaudeau (1992), uma vez que essa proposta permite uma perspectiva mais ampla de análise do ensino de língua, o que possibilita trabalhar as relações lógicas em seus múltiplos aspectos semânticos. O objetivo deste estudo é analisar as relações lógico-semânticas das conjunções, especialmente, da conjunção “e” em textos do gênero textual meme. Assim, serão observados os sentidos que vão além dos propostos pela Gramática tradicional ensinada nas escolas, considerando que o ensino da língua pode ser muito mais efetivo se considerada em seus diferentes contextos e usos. Será, brevemente, desenvolvido um estudo sobre o gênero textual meme, observando sua origem e características próprias. Em seguida, serão abordados alguns conceitos da teoria Semiolinguística e, por fim, uma análise das operações lógicas, de acordo com o que Charaudeau (1992) propõe em sua Gramática do Sentido e da Expressão. A principal conclusão obtida nesse estudo, foi que uma conjunção, ou outra classe gramatical, não pode ser descrita e limitada a um único sentido, como tem sido feito pelas gramáticas tradicionais e utilizado pelas escolas de educação básica do Brasil. Isso porque, a partir do uso, podem ocorrer diversos efeitos contextuais para o mesmo elemento linguístico.Downloads
Publicado
2019-02-08
Como Citar
Silva, A. da R. (2019). ENSINO DE GRAMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS DA CONJUNÇÃO EM MEMES. Periferia, 11(1), 88–113. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36434
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