POESIA E ENSINO: “O QUE SERÁ PARA UMA BORBOLETA REBOCAR UM BATELÃO!”
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2014.14109Palavras-chave:
Palavras-chave, Ensino, Poesia, Tecnologia.Resumo
Resumo: Chega-se à primeira década do século XXI com muitas dúvidas sobre o ensino de poesia. Um bombardeamento teórico e prático, em lugar de esclarecer, trouxe mais dúvidas e proporcionou uma abertura tal que já não é mais possível saber o que é literatura e tampouco definir perfis para o professor de literatura. Por sua vez, o texto literário mais do que nunca se mostra a serviço de muitas outras variantes, exibindo porosidade e mobilidade, enquanto a Literatura, que nunca aceitou ser uma disciplina, tornou-se Estudos Literários. Diante de tantas transformações, seria produtivo repensar o ensino de poesia, porém com certa dose de desconfiança. Isto posto, este artigo tem como objetivo revisar, a partir da tradição, os caminhos do ensino de poesia na primeira década do século XXI. Para o desenvolvimento da proposta, coloca-se, inicialmente, em debate os conceitos de poesia, leitura, audição, subjetividade, de forma a repassar os pontos que contribuíram para a rarefação da poesia nos currículos e as dificuldades que afastam os alunos de um convívio maior com o gênero. Em segundo lugar, toma-se o caminho da radicalidade para sugerir mais espaço para a poesia que dialoga com outras áreas do conhecimento humano –– como a computação gráfica e as ciências ––, nos currículos.
Palavras-chave: Ensino; Poesia; Tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).