SENTIDOS DE DIREITOS DE APRENDIZAGEM E CIDADANIA EM DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS: DISCURSO, ENSINO E SUBJETIVIDADE / Meanings of learning rights and citizenship in official curriculum documents: discourse, teaching and subjectivity
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2020.47127Parole chiave:
discurso político-educacional, direitos de aprendizagem, cidadania, discurso e subjetividadeAbstract
Neste artigo, investigamos o discurso político-educacional produzido como parte de políticas públicas de ensino para a Educação Básica no Brasil na última década, com foco no recorte sobre ensino de língua inglesa. Constituímos um corpus de análise a partir de documentos de orientação curricular da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, produzidos entre 2015 e 2019, e estabelecemos relações intertextuais com outros documentos que fazem parte das políticas públicas de ensino (leis, diretrizes, orientações didáticas etc.). Nossa análise centrou-se em torno de formulações agrupadas em duas categorias: direitos de aprendizagem e sentidos de cidadania, com o objetivo de compreender o funcionamento de sentidos produzidos por/para uma política educacional de Estado para o ensino e algumas de suas implicações históricas, ideológicas e políticas constitutivas da relação língua/subjetividade. Destacaram-se sentidos voltados à aprendizagem como direito e à cidadania como objetivo final da formação escolar, o que nos permitiu concluir que se produz, como efeito, nesse discurso, um predomínio da forma-sujeito jurídica sobre outras subjetividades possíveis – e até mais prováveis nessa discursividade –, tais como a do sujeito educacional e a do sujeito social. Assim, cidadania e direitos de aprendizagem se constroem como promessa de plena adequação do sujeito social brasileiro, na posição de sujeito aprendiz, ao Estado Democrático de Direito e, no caso do ensino de Inglês, como promessa de obtenção, por parte do aprendiz, de uma “cidadania global”.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).