O EFEITO DE INDETERMINAÇÃO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA FORMAÇÃO DISCURSIVA DO DISCURSO PEDAGÓGICO / The effect of indetermination: a discussion from the discursive formation of pedagogical discourse
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2020.45837Parole chiave:
discurso pedagógico, sujeito-aluno, sujeito-professor, determinação, terceira-pessoaAbstract
Neste estudo, buscamos pensar quais sentidos o efeito de indeterminação coloca em circulação no discurso pedagógico (ORLANDI, 2006). Mais do que isso, pretendemos discutir como estes sentidos emergem. Para tanto, é preciso mobilizar noções próprias do campo da análise de discurso francesa, indo além da materialidade linguística. Entendendo que o discurso é o lugar onde os sentidos se materializam, entendemos também que o discurso é um conceito teórico e metodológico que materializa o ideológico. Neste sentido, a Análise de Discurso não considera o discurso como simples transmissão de informação, mas sim como algo que coloca em relação os sujeitos e os sentidos. Em outras palavras, discurso é efeito de sentidos entre os sujeitos. O significado de um discurso será, então, constituído a partir das condições sócio-históricas em que foi proferido ou lido. O efeito de indeterminação ocorre a partir de alguns elementos linguísticos. Tais elementos estabelecem relações intra e interdiscursivas. Discutiremos estas questões a partir da noção de terceira-pessoa discursiva, proposto por Indursky (1992), e do efeito de indeterminação do sujeito do discurso no interior do enunciado. Mobilizamos duas sequências discursivas que dizem respeito às falas de dois professores. Tais falas são tomadas como discurso, em um gesto interpretativo que é próprio da pesquisadora que se inscreve no campo teórico da Análise de Discurso. Os enunciados foram produzidos em uma situação de conversa entre a pesquisadora e os sujeitos participantes desta pesquisa, que faz parte de uma pesquisa maior, relativa ao processo de doutoramento da pesquisadora.
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