PARA O INÍCIO DE UMA CONVERSA – A CRÔNICA NA SALA DE AULA

Auteurs-es

  • Ana Cristina Coutinho VIEGAS Colégio Pedro II

DOI :

https://doi.org/10.12957/pr.2013.7609

Mots-clés :

Crônica. Formação do leitor. Ensino de literatura.

Résumé

A leitura em sala de aula pressupõe o estudo de diferentes gêneros textuais, entre os quais se encontram os gêneros literários. A formação estética dos alunos constitui um grande desafio para muitos professores da Educação Básica. O fortalecimento do ensino da literatura requer, contudo, maior aproximação entre as pesquisas acadêmicas e as práticas pedagógicas nas escolas. Em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento, é preciso rediscutir os objetivos de ensinar e estudar literatura, a relevância da educação literária e ainda o meio de fortalecer sujeitos sociais através da disciplina. Este trabalho se propõe a discutir a importância da crônica para a tarefa desafiadora de inserir crianças e jovens no mundo da leitura. Por suas próprias características, a crônica abre um caminho mais atraente para esse mundo além de funcionar como um incentivo à produção textual dos próprios alunos.

Biographie de l'auteur-e

Ana Cristina Coutinho VIEGAS, Colégio Pedro II

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). 

Téléchargements

Publié-e

2013-06-30

Comment citer

VIEGAS, A. C. C. (2013). PARA O INÍCIO DE UMA CONVERSA – A CRÔNICA NA SALA DE AULA. Pensares Em Revista, (2). https://doi.org/10.12957/pr.2013.7609

Numéro

Rubrique

Artigos