ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES / Teaching of Brazilian literature to foreigners: possibilities and difficulties
DOI :
https://doi.org/10.12957/pr.2019.42542Mots-clés :
literatura brasileira, ensino, ensino de literatura brasileira para estrangeiros, tradução.Résumé
Ensinar literatura brasileira para estrangeiros representa um desafio para professores e alunos. Ao refletir sobre o planejamento do curso e de cada aula, o professor precisa levar em consideração, entre outros aspectos, os níveis de distanciamento que podem existir entre o conhecimento prévio dos alunos sobre literatura em geral e sobre a que lhes está sendo ensinada. O idioma é também um obstáculo quando a maioria dos alunos não pode ler em português e precisa de traduções, às vezes não disponíveis, para acompanhar o curso. Tais limitações são mais presentes em contextos multiculturais e multilíngues, como no caso de Israel. Com base em nossa experiência de sala de aula, no contexto da Universidade Hebraica de Jerusalém e do Centro Cultural Brasileiro, em Tel Aviv, e em reflexões de estudiosos como Monteiro (2014), Librandi-Rocha (2014), entre outros, nosso principal objetivo é discutir até que ponto os professores conseguem desenvolver um trabalho capaz tanto de aproximar o aluno dessa produção literária que lhe é nova, como da língua, cultura e história que lhe dão suporte e sem as quais ela não existiria. Acreditamos ser necessário flexibilidade de ambos os lados: ao professor cabe ser um mediador atento ao contexto cultural dos alunos, e a estes, desvencilhar-se de ideias pré-concebidas em relação à outra cultura.
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