EDUCAÇÃO PARA LIBERDADE: RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS SENTENCIADOS POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA / EDUCATION FOR FREEDOM: REFRAMING SENTENCED SPACES THROUGH UNIVERSITY OUTREACH

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.83284

Palabras clave:

Extensão universitária, Privação de liberdade, Remição de pena pela leitura.

Resumen

O presente texto, fruto de um trabalho de conclusão de curso em uma universidade pública localizada em um contexto de insistência violência, busca ampliar o entendimento sobre como podemos ressignificar os espaços privados de liberdade, como as prisões, por meio de programas extensionistas que enfatizam a leitura, considerando o potencial transformador da leitura no contexto prisional. Para tanto, buscou problematizar sobre o papel da universidade e o da extensão, como interlocutores de práticas de educação para a liberdade, como sugere o título em uma perspectiva freireana, com vistas a efetivar a saída efetiva e significativa dos egressos do sistema prisional. Além disso, faz uma crítica à extensão como forma de assistencialismo, em que apenas a universidade demanda e dialoga para a sociedade, sem perceber e/ou considerar suas demandas. Com vistas a uma compreensão mais aprofundada dos desafios e das dinâmicas presentes no contexto prisional, a pesquisa, de natureza qualitativa, buscou referenciais bibliográficos e documentais, para o aprofundamento e para a projeção da temática na pauta da educação e da sociedade. Como resultados, o texto pretende se constituir como mais um debate que atualiza e destaca o reconhecimento do potencial da leitura para ressignificação do "mundo prisão" do detento, inclusive nos momentos posteriores ao cumprimento de pena – sendo, portanto, uma demonstração do que se faz possível em situação de efetiva liberdade.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Vellasquez, F., & Rocha, A. B. da C. (2024). EDUCAÇÃO PARA LIBERDADE: RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS SENTENCIADOS POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA / EDUCATION FOR FREEDOM: REFRAMING SENTENCED SPACES THROUGH UNIVERSITY OUTREACH. Pensares Em Revista, (30), 93–109. https://doi.org/10.12957/pr.2024.83284

Número

Sección

DOSSIÊ 30 - DA VOZ DE PRISÃO ÀS FALAS POR LIBERTAÇÃO: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS DE RESTRIÇÃO DE LIBERDADE / DOSSIER 30 - FROM THE VOICE OF IMPRISONMENT TO DISCOURSES FOR LIBERATION: ARTISTIC AND EDUCATIONAL PRACTICES IN CONTEXTS OF RESTRICTED FREEDOM