A LEITURA NA ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO

Autores/as

  • Letícia Queiroz de Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2014.15674

Palabras clave:

Literatura, leitor, linguagem e sociedade.

Resumen

Por meio das contribuições teóricas do filósofo russo Mikhail Bakhtin, analisaremos neste artigo o papel do leitor nas práticas de leitura no contexto escolar, a fim de que possamos resgatar a postura responsiva e participante dos sujeitos envolvidos no trabalho com o texto ficcional, repleto de significados que não se esgotam entre a palavra escrita e o leitor. O encontro entre a palavra e o sujeito que lê estabelece uma experiência que pode modificar a concepção que ambos têm do mundo e das suas próprias existências.

 

Biografía del autor/a

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo.

Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Espírito Santo, atuando na área de linguagem, literatura, metodologia científica, alfabetização e letramento, nos cursos médios integrados, graduação e pós-graduação. É mestre em Estudos Literários e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes - Campus Vitória.

Publicado

2014-12-22

Cómo citar

de Carvalho, L. Q. (2014). A LEITURA NA ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO. Pensares Em Revista, (5). https://doi.org/10.12957/pr.2014.15674

Número

Sección

Artigos