ENSINO DE LITERATURAS EM PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS: IDENTIDADES EM TRÂNSITO / Teaching literatures in social pre-college preparatory courses: identities in transit

Autores/as

  • Maria Betânia Almeida Pereira FFP-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.44948

Palabras clave:

Ensino, Literatura, Identidades, Pré-vestibulares sociais.

Resumen

O artigo discorre acerca das ações desenvolvidas no projeto de iniciação à docência, “O ensino do texto literário e suas inter-relações com outras linguagens”, iniciado em 2016 na Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Tendo em vista o recorte do corpus para análise, nos detivemos em uma das experiências cujo enfoque volta-se ao ensino do texto literário em pré-vestibulares sociais. Desta forma, a pesquisa objetiva: contextualizar o projeto e seus desdobramentos; refletir sobre o ensino de literatura em pré-vestibulares sociais, considerando algumas abordagens teórico-metodológicas; trazer à baila depoimentos de professores voluntários -  licenciandos em Letras da FFP-UERJ -  de forma a repensar o ethos de professor e sua construção identitária nesse processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica apoiou-se em: Antonio Candido (2004), quando defende a literatura enquanto direito de todos; Todorov (2009) ao pontuar uma visão reducionista no ensino de literatura e ao analisar a formação universitária; Brian Street (2014), ao considerar as práticas sociais de leitura e de escrita, pondo em relevância o método etnográfico; Stuart Hall (2014) em sua conceituação das identidades enquanto representações sociais; Paulo Freire (1996) ao situar o processo de ensino-aprendizagem como via de mão dupla em que professores e alunos se constroem e se reconstroem; dentre outros. Esperamos que o trabalho possa motivar debates em torno do ensino de literatura, em diversificados espaços de aprendizagens.

Biografía del autor/a

Maria Betânia Almeida Pereira, FFP-UERJ

Doutora em Literatura Comparada (UFF); professora adjunta do Departamento de Letras, da FFP-UERJ.Coordena projetos de pesquisa ligados ao ensino de literatura, faz parte do Programa do Mestrado Profissional em Letras e da Especialização em Educação Básica, coordenando a modalidade Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. É editora ajunta da Pensares em Revista. Possui publicações nas áreas de Ensino e Literaturas.

Publicado

2019-09-01

Cómo citar

Pereira, M. B. A. (2019). ENSINO DE LITERATURAS EM PRÉ-VESTIBULARES SOCIAIS: IDENTIDADES EM TRÂNSITO / Teaching literatures in social pre-college preparatory courses: identities in transit. Pensares Em Revista, (16). https://doi.org/10.12957/pr.2019.44948

Número

Sección

Dossiê n. 16: “Ensino de literaturas: abordagens e travessias”