LEIO E ME RELEIO: LITERATURA E MEMÓRIA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS / I read and re-read: literature and memory in teaching young people and adults
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2019.42537Palavras-chave:
Literatura, Memória, EJAResumo
Temos como objetivo analisar a relação de mulheres adultas, alunas do Ensino Fundamental (modalidade EJA), de uma escola na cidade de Dourados-MS, com os textos literários e sobre como isso se reflete em suas histórias de vida e de leitura. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira consistiu em levar o texto literário para salas de aula da EJA com a abordagem da sequência básica de Letramento Literário (COSSON, 2010) e relatar em diários de campos como as alunas receberam e reelaboraram o texto literário. A segunda etapa buscou proporcionar a estas mulheres a oportunidade de narrar as suas histórias de vida e de leitura por meio de entrevistas. Para que as duas etapas se cumprissem, foram necessárias duas metodologias de abordagem: a primeira, a pesquisa-ação e a segunda, história oral. O propósito principal, além de lhes proporcionar contato com o texto literário e lhes despertar o desejo de narrar a própria história, foi o de lançar um olhar reflexivo para o corpus formado pelos relatos obtidos através da entrevistas e estimular o uso do texto literário nas salas de aula da EJA. A pesquisa foi apoiada em estudos de Halbwachs (1990) e Ricouer (2007) sobre a memória e estudos de Todorov (2009) e Candido (2004) sobre a literatura. Dentre os resultados, destacamos que a literatura pode contribuir de forma significativa com a formação leitora dos jovens e adultos, entretanto, ela está à mercê de um sistema de ensino vulnerável e falido.
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