UMA PROPOSTA DISCURSIVA DE LEITURA NAS CONDIÇÕES DO PROFLETRAS: NO JOGO ENTRE PARÁFRASE E POLISSEMIA / A discursive proposal for reading under the PROFLETRAS conditions: in the game between paraphrase and polysemy
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2020.45733Palavras-chave:
leitura, paráfrase e polissemia, ProfletrasResumo
Neste artigo, apresentamos aspectos teórico-práticos concernentes a uma proposta discursiva de leitura de cunho discursivo desenvolvida com mestrandos do Profletras, na disciplina “Linguagem, práticas sociais e ensino”. Buscando movimentar noções da Análise de discurso, bem como trazer um exemplar de uma possível abordagem discursiva do texto e dos sentidos, são mobilizados, neste artigo, num jogo entre teoria e prática, os conceitos de condições de produção, os processos de paráfrase e polissemia e efeito metafórico. A proposta teve como objetivo apresentar possíveis encaminhamentos para o texto e problematizar algumas questões pertinentes ao ensino da leitura de língua portuguesa, tais como a evidência dos sentidos, a contradição e a equivocidade. Justamente, a filiação à Análise de discurso nos permitiu abrir oportunidades para que questionássemos como a sala de aula pode ser um evento interpretativo, isto é, um espaço em que haja possibilidades de efetivação de autoria por parte de alunos e (também) de professores. Com efeito, ao investir n(os) movimentos dessa articulação entre Análise de discurso e ensino, como pesquisadores, professores de língua portuguesa e sujeitos de linguagem, não somente movimentamos propostas, abordagens e gestos de leitura, como também fomos movimentados pela/na Análise de discurso, em uma sedutora aventura marcada por tensões e encantamentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).