UM ESTUDO SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO APOSTILADO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE PÚBLICA PAULISTA / A study on the text genres in the Portuguese language workbook for the State of São Paulo public network
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2018.35254Palavras-chave:
Gêneros textuais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículo do Estado de São Paulo.Resumo
Este estudo trata da análise das questões referentes ao ensino dos gêneros textuais presentes no Caderno do Aluno de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, apostilado distribuído na rede pública de ensino do estado de São Paulo. Sua abrangência e consequente relevância no panorama educacional do estado motivaram nossa escolha por analisá-lo, visto que as apostilas são utilizadas pelos alunos da rede oficial de ensino. O objetivo que norteia esta pesquisa é levantar os gêneros textuais que estão presentes no Caderno do Aluno de Língua Portuguesa, uma vez que, as resoluções dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) – no que concerne às sugestões para o ensino da Língua Portuguesa, a partir das quais foi elaborado o Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2012), sugerem que, no 9º ano do Ensino Fundamental, sejam estudados com maior ênfase os textos argumentativos e expositivos. Para isso, o estudo considera o ensino com base em gêneros textuais propostos por Bakhtin (2011 [1979]) e reinterpretados pelo viés teórico-metodológico de Bronckart (2012 [1997]), Marcuschi (2008) e Dolz e Schneuwly (2004), segundo os quais a linguagem é uma forma de ação que se realiza no discurso socialmente situado e partilhado por meio dos gêneros textuais.
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