[3] Em busca dos sentidos de lecionar a partir da experiência de estágio em uma escola de Duque de Caxias – Baixada Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80577

Resumo

O presente trabalho é fruto da reflexão acerca da constatada desmotivação do professor em sala de aula e do esvaziamento quase que completo do desejo de permanecer lecionando, desencadeado por diversos fatores que serão explorados ao longo do texto. Este relato foi inspirado a partir do estágio supervisionado em uma escola estadual na Baixada Fluminense. Para isso, foi necessária a busca por pistas deixadas ao longo das aulas que foram assistidas pelo graduando perpassando não apenas pelo fazer pedagógico do educador de geografia acompanhado, mas também através da cultura escolar, aulas ministradas e comportamento e percepção dos estudantes sobre a escola e relacionando-os com alguns teóricos, dentre eles, Nestor Kaercher, Paulo Freire e Manoel Fernandes Neto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sávio Reis, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ).

Licenciando em Geografia, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ).

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

REIS, Sávio. [3] Em busca dos sentidos de lecionar a partir da experiência de estágio em uma escola de Duque de Caxias – Baixada Fluminense. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 110–118, 2023. DOI: 10.12957/hne.2023.80577. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/80577. Acesso em: 9 maio. 2025.