Apresentação às Entrevistas | As universidades norte-americanas e a ascensão de Trump pelos olhos dos professores

Autores

Palavras-chave:

Entrevista, Universidades Norte-Americanas, Autonomia Acadêmica, Liberdade de Cátedra

Resumo

O presente conjunto  apresenta uma série de entrevistas conduzidas pela Revista Maracanan com docentes de universidades norte-americanas, analisando os impactos da ascensão de Donald Trump no ambiente acadêmico. A iniciativa volta-se às tensões provocadas por políticas de viés conservador, que incluem ameaças de cortes orçamentários e intervenções em processos de admissão e bolsas de estudo. Sob a justificativa de combater supostas ideologias antissemitas e anticonservadoras, tais ações são interpretadas como tentativas de cercear a autonomia de centros de pensamento independentes. A reflexão conecta as crises institucionais nas universidades a um cenário geopolítico mais amplo de conflitos internacionais em 2026, sugerindo que o autoritarismo doméstico e a violência global compartilham raízes comuns no desgaste das instituições de saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ferraz Felippe, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Editor Associado da Revista Maracanan.

Referências

Não se aplica.

Downloads

Publicado

2026-04-30

Como Citar

FERRAZ FELIPPE, Eduardo. Apresentação às Entrevistas | As universidades norte-americanas e a ascensão de Trump pelos olhos dos professores. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, Brasil, n. 41, p. 1–3, 2026. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/98707. Acesso em: 5 maio. 2026.

Edição

Seção

Seção Especial