Educação Popular, Promoção da Saúde e cuidado integral com a pessoa idosa: reflexões com base em uma experiência na Extensão

Autores

  • Pedro Cruz Universidade Federal da Paraíba
  • Elina Alice Alves de Lima Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Íris Souza Abílio Universidade Federal da Paraíba
  • Bruno Oliveira Botelho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.25117

Palavras-chave:

Pessoas idosas, Educação Popular, Cuidado em Saúde, Extensão Universitária.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir algumas dimensões teóricas que chamaram a atenção e se apresentaram como estratégias para atuação de estudantes, docentes e colaboradores do Programa de Extensão Universitária “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica – PINAB” em uma Instituição de Longa Permanência de Pessoas idosas. A atuação se deu com base nos princípios teórico-metodológicos da Educação Popular, buscando, através da Promoção da Saúde, cuidado, empoderamento e troca de saberes, ressignificar a rotina e o papel social da pessoa idosa no ambiente institucional. Essa experiência contribuiu para formação dos estudantes que puderam exercer a promoção da saúde não apenas levando em conta o adoecimento biológico, mas assumindo a postura de educador-educando, comprometidos com o processo de emancipação humana como um ato político de luta importante e constituinte do fazer profissional em saúde. Vislumbrando, assim, caminhos para o empoderamento da pessoa idosa na tomada de decisões, enfrentando seu isolamento social, para multiplicação de agentes de transformação social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto-A do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2015), linha Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR (CNPq/UFPB) e do Grupo de Pesquisa Inéditos Viáveis em Educação Popular - GIV, sendo ainda membro do Grupo de Pesquisa Educação Popular em Saúde (CNPq/UFPB). É membro associado da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), onde é membro do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Popular em Saúde. Graduado em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Mestre em Educação (2010), linha Educação Popular, pela UFPB. A ênfase de sua atuação se dá na área de educação popular, promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional em comunidades, bem como na extensão popular e formação universitária em saúde. Tem experiência na área de Extensão Universitária e Nutrição em Saúde Pública, com ênfase em educação popular e saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação popular em saúde, educação alimentar e nutricional, segurança alimentar e nutricional, extensão popular, trabalho interdisciplinar. Trabalha na Coordenação do Programa de Extensão "Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica - PINAB" do DPS/CCM e DN/CCS da UFPB.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

CRUZ, Pedro; PEREIRA, Elina Alice Alves de Lima; ABÍLIO, Íris Souza; BOTELHO, Bruno Oliveira. Educação Popular, Promoção da Saúde e cuidado integral com a pessoa idosa: reflexões com base em uma experiência na Extensão. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 22, p. 61–77, 2017. DOI: 10.12957/interag.2016.25117. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/25117. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS