Educação Popular, Promoção da Saúde e cuidado integral com a pessoa idosa: reflexões com base em uma experiência na Extensão
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.25117Palavras-chave:
Pessoas idosas, Educação Popular, Cuidado em Saúde, Extensão Universitária.Resumo
O presente artigo objetiva discutir algumas dimensões teóricas que chamaram a atenção e se apresentaram como estratégias para atuação de estudantes, docentes e colaboradores do Programa de Extensão Universitária “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica – PINAB” em uma Instituição de Longa Permanência de Pessoas idosas. A atuação se deu com base nos princípios teórico-metodológicos da Educação Popular, buscando, através da Promoção da Saúde, cuidado, empoderamento e troca de saberes, ressignificar a rotina e o papel social da pessoa idosa no ambiente institucional. Essa experiência contribuiu para formação dos estudantes que puderam exercer a promoção da saúde não apenas levando em conta o adoecimento biológico, mas assumindo a postura de educador-educando, comprometidos com o processo de emancipação humana como um ato político de luta importante e constituinte do fazer profissional em saúde. Vislumbrando, assim, caminhos para o empoderamento da pessoa idosa na tomada de decisões, enfrentando seu isolamento social, para multiplicação de agentes de transformação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.