Grupo de encontro comunitário como estratégia de Promoção da Saúde e construção compartilhada do saber: uma experiência de Extensão à luz da Educação Popular
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2017.25107Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Educação Popular, Saúde ColetivaResumo
O Programa “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB)” constitui uma experiência de Extensão Universitária orientada pela Educação Popular e organiza suas ações a partir de Grupos Operativos, dentre eles os grupos “Horta” e “Saúde na Comunidade”. Enquanto o primeiro priorizou a construção de uma horta comunitária na comunidade Boa Esperança em João Pessoa-PB, o segundo desenvolveu encontros para problematização de questões do ambiente e da realidade local, com temas relativos à promoção da saúde, à qualidade de vida, ao meio ambiente e sustentabilidade, dentre outros. As reuniões do “Saúde na Comunidade” ocorreram de maneira integrada às atividades de limpeza, preservação e plantio de espécies de hortaliças, legumes e ervas medicinais. Foram utilizadas estratégias para propiciar debates sobre a questão ambiental e o contexto territorial da saúde. Tais estratégias foram empregadas através de atividades participativas e dialógicas, através de rodas de conversas, de dinâmicas criativas e da configuração de cartazes e outros materiais para expressão da cultura popular local, de maneira articulada à importância do cuidado com o outro e com a natureza. Essa experiência propiciou a integração dos indivíduos para que o encontro comunitário se configurasse de maneira crítica, solidária, humanizada e participativa; acima de tudo, compreendendo a horta como um espaço de aprendizagem pelo trabalho, onde se exercitou aspectos como união, acolhimento, diálogo e construção compartilhada de saberes, constituindo oportunidades locais para um fazer emancipatório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.