Sobre a Revista

Missão
 

A revista Interagir: pensando a extensão é uma publicação semestral da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, PR-3, através do Departamento de Extensão, DEPEXT, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj. Tem por missão fortalecer o registro, a divulgação e o intercâmbio de práticas, reflexões e pesquisas, das atividades de extensão universitária, levando em consideração a indissociabilidade das ações do Ensino, Pesquisa e Extensão, em âmbito nacional e internacional. Visa a disseminação ampla e acesso irrestrito e gratuito ao conhecimento gerado no ambiente acadêmico, contribuindo dessa forma para o cumprimento da missão da Uerj como uma universidade pública. Os textos publicados neste periódico apresentam conteúdo interdisciplinar e suas áreas temáticas seguem o estabelecido pela Política Nacional de Extensão Universitária, a saber: a) Comunicação; b) Cultura; c) Direitos Humanos e Justiça; d) Educação; e) Meio Ambiente; f) Saúde, g) Tecnologia e Produção; h) Trabalho.


e-ISSN: 2236-4447 | ISSN: 1519-8847 | Ano de criação: 2001 - impresso, 2011 - eletrônico | Área do conhecimento: Multidisciplinar | Qualis: B1 (Interdisciplinar)
 

Foco e Escopo

A Revista Interagir: pensando a extensão é indexada no Qualis/Periódico da CAPES como B! e é uma publicação que tem por finalidade fortalecer o registro, a divulgação e o intercâmbio de práticas, reflexões e pesquisas, das atividades de extensão universitária, em âmbito nacional e internacional. Seus objetivos específicos são:

  • Registrar e divulgar práticas e resultados de ações de extensão, bem como resultados de pesquisas desenvolvidas no campo da extensão universitária por profissionais, professores e estudantes universitários;
  • Incentivar reflexões que tenham como eixo ações e políticas de extensão universitária;
  • Fomentar o intercâmbio com outras instituições que mantenham publicações congêneres.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Os trabalhos encaminhados à revista são avaliados por consultores ad-hoc da área de extensão em que o trabalho estiver classificado.

2. No processo de seleção, são observados: relevância e prioridade do tema, consistência, originalidade, atualidade de informação e atendimento de normas éticas.

3. Os pareceres dos avaliadores são revisados pela comissão editorial da revista e os trabalhos são classificados em: aprovado, aprovado com restrições e rejeitado.

4. Quando o trabalho é rejeitado, a comissão editorial envia um email para os autores notificando a decisão com suas devidas justificativas.

5. Nos casos de trabalhos aprovados com modificações, as recomendações dos avaliadores ad-hoc são encaminhadas ao autor que tem um prazo de 10 dias para efetuar as modificações propostas ou justificar a manutenção do texto original quando não considerar pertinentes as modificações solicitadas pelos avaliadores.

6. O texto modificado deve ser encaminhado pelo autor à revista acompanhado de uma carta descrevendo item por item as providências tomadas para atender às solicitações dos avaliadores.

7. Essa documentação é enviada aos consultores para que emitam um novo parecer.

8. A decisão final quanto à publicação dos trabalhos cabe à comissão editorial da revista.

9. A comissão editorial, com o objetivo de manter o padrão de qualidade e a periodicidade da revista, se reserva o direito de sugerir alterações nos trabalhos aceitos bem como, eventualmente, decidir sobre casos especiais.

Periodicidade

A partir de 2016 a periodicidade da revista Interagir é semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Sponsors

A revista é publicada com o patrocínio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação do Departamento de Extensão/Pró-reitoria de Extensão e Cultura. (DEPEXT/PR-3).