Desvelando processos formativos das práticas extensionistas em Educação Popular na saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2019.43065Palavras-chave:
Capacitação profissional, Aprendizagem, Relações comunidade-instituição, Educação em saúde.Resumo
Esse artigo pretende explicitar elementos pedagógicos das práticas de extensão orientadas pela educação popular. Foi construído com as metodologias da consulta documental e pesquisa bibliográfica, por meio das quais foram levantados depoimentos de estudantes extensionistas, com ênfase em suas percepções acerca dos processos de aprendizagem. Apontaram-se então pressupostos e desafios da extensão em educação popular no desenvolvimento de um agir crítico em saúde. A extensão em educação popular desvela uma aprendizagem que, ao mesmo tempo, não se restringe à dimensão técnica e é tecida em meio ao trabalho social para a garantia do direito à saúde. Das dimensões reveladas, destacaram-se: extensão como espaço mobilizador de uma pedagogia reorientadora da formação em saúde; mergulho na realidade social e em suas complexidades como etapa fundadora desse processo; perplexidade estudantil (diante das experiências) como processo a ser valorizado, acolhido e problematizado. Tal processo demanda espaços reflexivos com acolhimento e problematização das emoções e das percepções estudantis diante de sua inserção na realidade. Nesses espaços, desvelam-se as estratégias para a construção dos aprendizados significativos na direção do trabalho em saúde orientado pela integralidade, pela promoção humana e pelo compromisso com os grupos socialmente excluídos.
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