Nomeação, criação e linguagem em A hora da estrela, de Clarice Lispector: reflexões sobre o lugar de Deus no paradigma da linguagem

Autores

  • Lucia Helena UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.9351

Palavras-chave:

Nomeação. Criação. Linguagem. A hora da estrela. Cosmogonias.

Resumo

Este texto discute que o “lugar de Deus”, no sentido de uma especulação sobre alinguagem, é um paradigma de ressonância judaica, que recebe especial atenção em A hora da estrela (último romance publicado em vida por Clarice Lispector, em 1977). Inicialmente,neste paradigma, transparece o ato de nomeação (e de criação, tanto discutida por Rodrigo S.M, o narrador interposto pela autora) de dois personagens centrais da obra: Macabéa e Olímpico de Jesus. Em segundo lugar, por meio deste ato, a narrativa de A hora da estrela articula três tradições culturais e religiosas: a grega, a judaica e a católico-cristã, memóriasque Lispector interconecta para melhor trabalhar, tanto sua própria concepção da linguagem como metamorfose e cena fulgor quanto a do ato narrativo como um ato de criação e não de reprodução. Finalmente, utilizando-se desta estratégia, A hora da estrela dinamiza um debate acerca das relações entre o ato de nomear e de criação, no qual ressoa a questão da autoria eda divindade, restituindo à linguagem uma força capaz de promover interpretações sobre acriação do mundo e dos homens, como nas cosmogonias remotas do mundo grego e de outras culturas da antiguidade.

Biografia do Autor

Lucia Helena, UFF

Lucia Helena concluiu o doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1983. Realizou o Pós-Doutorado em Literatura Comparada na Brown University, em 1989. Aposentada do departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, onde lecionou Teoria da Literatura até 1992. Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense, onde entrou por concurso público em 1994 Publicou mais de 50 capítulos de livros e 12 livros de autoria individual, além de ter organizado 4 livros coletivos (3 impressos e 1 em CD-Rom) e 3 números de revistas especializadas na área (Rio de Janeiro, Gragoatá, 1 número; Roma, Letteratura d’ América, 2 números, com Ettore Finazzi Agrò). Participou de mais de 60 eventos no exterior e no Brasil. Orientou intensamente dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, pesquisas de pós-doutorado e bolsistas do PIBIC, na área de Letras. Coordenou diversos projetos de pesquisa. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Brasileira. Criou e dirigiu, em 1993, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura, NIELM, na Faculdade de Letras da UFRJ. Lidera, desde 1995 até o presente, o grupo de Estudos CNPQ/UFF Nação e narração. Organizou, até o momento, onze seminários nacionais vinculados ao grupo de pesquisa que criou e a suas pesquisas junto ao CNPq. Dirigiu, até o momento, a publicação de três livros com textos apresentados nesses eventos, com auxílio do CNPq, pela Contra Capa-RJ, além de dois livros com os resultados dos demais seminários, em CD-ROM. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa intitulado Os intelectuais e as cadeias de papel: literatura, ética e mercado, aprovado pelo CNPq, com bolsa de produtividade em pesquisa, para o quinquênio março de 2011 – fevereiro de 2017. Lançou, em maio de 2012, o livro de crítica literária Náufragos da esperança: a literatura na época da incerteza. Tem lecionado, como professora visitante, cursos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Pesquisadora 1-A do CNPq. Recebeu, em 2009, o II Prêmio UFF de Excelência Científica na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Downloads

Publicado

2014-03-31