Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
Resumo
Sob a ótica da Linguística Cognitiva (LANGACKER, 1991; FILLMORE, 1982;GOLDBERG, 1995), este artigo versa sobre o ensino da gramática, especificamente asabordagens pedagógicas em língua materna. Além disso, analisa-se o tratamento pedagógicodas construções condicionais no manual didático, apresentando uma proposta baseada na ideiade que perspectivas distintas sobre a realização ou não dos eventos são traduzidas pordistintos pareamentos “forma e significado” em “se p, q”.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.8056
SOLETRAS online - ISSN 2316 8838
Revista do Departamento de Letras
Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ
Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br