Livros didáticos de português: como enfocam concordância e sujeito posposto?

Autores

  • Monique Alves Vitorino Universidade Federal de Pernambuco
  • Cláudia Roberta Tavares Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7915

Palavras-chave:

Sujeito posposto. Concordância verbal. Livro didático. Gramática normativa. Verbos inacusativos.

Resumo

A tradição gramatical atesta que o constituinte com o qual o verbo desencadeia concordância é o sujeito da oração. Contudo, observa-se que, em sentenças que apresentam aordem V(erbo) S(ujeito) no português brasileiro (PB), há forte tendência à ausência de concordância verbal em contextos inacusativos. Levando-se em consideração a arraigada ligação do livro didático (LD) com a tradição normativa gramatical e a tendência à maior proximidade vista em exames vestibulares e Enem com os atuais estudos sobre o PB, este trabalho objetiva investigar como o LD de ensino médio trata a questão da concordância relacionada ao sujeito posposto. Para tanto, selecionamos duas coleções de LDs de português, amplamente adotadas pelas escolas públicas, para a realização de uma análise qualitativa.Fundamentamos o estudo em Silva (2004), Pontes (1986), Bagno (2011), Berlinck (1988) eoutros. Os resultados apontam para a conformidade do LD com o que ensina a gramáticanormativa tradicional, isto é, não está prevista a ausência de concordância verbal com sujeitoposposto, tão produtiva no PB, o que nos revela a dissonância entre o que se espera do alunoegresso do EM e o que o livro didático seleciona como matéria de sala de aula, bem comocom o tipo de abordagem teórica sugerida.

Biografia do Autor

Monique Alves Vitorino, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e doutoranda, nesta instituição, na área de concentração Linguística. Atua como tutora do curso de Letras a Distância da UFPE. E-mail: moniquevitorino@gmail.com. Celular: (81) 8508 5470.

Cláudia Roberta Tavares Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Letras de Universidade Federal de Pernambuco e Professora Adjunto 3 na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Publicou recentemente o capítulo Marcação das relações gramaticais sujeito e objeto nas línguas germânicas, românicas e no crioulo caboberdiano, no livro Estudos e pesquisas em teoria da gramática (Denilda Moura; Marcelo Amorim Sibaldo (Orgs.). Maceió: EDUFAL, 2013, p. 107-138). E-mail: claudiarobertats@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-03-31