Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural

Headson Rogers da Silva Santos, José Carlos Chaves da Cunha

Resumo


Este artigo é originário de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará(UFPA) com o objetivo de verificar se, e em que medida, as práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural (des) favorecem o ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Assentamo-nos nos aportes teóricos da interculturalidade, à luz de autores como Abdallah-Pretceille (2003), Mendes (2004) e Chianca (2007). Observamos duas turmas heterogêneas de PLE e cinco professores estagiários.Após análise das gravações e descrições feitas em sala de aula, apresentamos neste trabalho os primeiros resultados obtidos.


Palavras-chave


Turmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes.

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DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7894

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SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

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