Sociolinguística educacional: ampliando a competência de uso da língua

Luís Carlos de Oliveira, Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka

Resumo


Este artigo procura demonstrar como a Sociolinguística e seus pressupostos podemampliar a competência linguística de alunos em processo de compreensão e domínio dalíngua. Um dos recursos é levá-los a pensar o uso da língua segundo os mais diversificadoscontextos sociais e interacionais, e possibilitar que compreendam que a língua é heterogênea,sofre variações e mudanças, processos que estão também relacionados à diversidadesociocultural. Para isso, uma pesquisa-ação foi realizada com alunos do nono ano de umaescola particular de Juiz de Fora, MG, que investigaram, em notícias e reportagens, os efeitosda mudança linguística a partir do uso dos pronomes relativos como processo representativoda variação da língua. Em vista disso, foi possível observar que os alunos assimilaram oconceito de variação linguística e perceberam, a partir das atividades realizadas, que a línguaé heterogênea e mutável.

Palavras-chave


Ensino. Sociolinguística Educacional. Variação. Mudança linguística.

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DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7392

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SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

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