Fatores estruturais, semânticos e cognitivos do subesquema [DENTRO DE X]

Autores

  • Edvaldo Balduino Bispo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernando da Silva Cordeiro Universidade Federal Rural do Semi-Árido https://orcid.org/0000-0001-6940-1994
  • Daniel Ewerton Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.73198

Palavras-chave:

Linguística Funcional Centrada no Uso, Construção, Expansão semântica, Projeções conceptuais, Dentro de.

Resumo

Focalizamos, neste artigo, o padrão subesquemático [DENTRO DE X], que licencia types como dentro de casa, dentro do prazo, dentro do que prevê a legislação de trabalho suíça, entre outros. Objetivamos analisar aspectos formais e funcionais, considerando suas instâncias de uso. Para tanto, ancoramo-nos teoricamente na Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme Furtado da Cunha e Bispo (2013). Desenvolvemos uma pesquisa quali-quantitativa, conjugando os raciocínios indutivo e dedutivo. O banco de dados consiste de uma compilação de textos orais e escritos organizada por Lacerda (2019). Os resultados revelam que, do ponto de vista estrutural, o slot X pode ser preenchido por sintagma nominal (lexical ou pronominal) ou por oração, sendo do SN lexical o mais frequente. Semanticamente, dentro de X tem valor circunstancial e suas instâncias veiculam os seguintes sentidos: lugar concreto, lugar virtual, tempo e modo/conformidade. Esses diferentes sentidos vinculam-se à expansão semântica por que passam os constructos, a qual é possibilitada pela atuação de mapeamentos conceptuais, notadamente projeções metafóricas, algumas das quais precedidas de processos metonímicos.

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado do Departamento de Letras da UFRN e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), do qual foi Coordenador entre 2015 e 2019. Coordenou o GT Descrição do Português da ANPOLL (2016-2018). Líder do grupo Discurso & Gramática (D&G)/UFRN, seus temas de interesse voltam-se à morfossintaxe do português e ao ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da Linguística Funcional clássica e/ou da Linguística Funcional Centrada no Uso. É coorganizador de livros e autor de vários capítulos e artigos científicos relacionados a esses temas.

Fernando da Silva Cordeiro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (UFRN) e líder do Grupo de Estudos Língua em Uso (UFERSA).

Daniel Ewerton Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciado em Letras Língua Portuguesa pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Edição

Seção

Dossiê: Gramática de Construções Baseada no Uso