EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA

Autores

  • Marcelo Moraes Caetano UFF
  • Luisa Fontes Staib UFF
  • Tatyana Porto Diolino UFF
  • Valéria Cristina Gomes Lyrio Aguiar UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2009.7010

Resumo

Os dados são claros: cresce em ritmo acelerado a Educação aDistância (EAD) no Brasil. Se em 2002 eram 46 cursos e 40 mil alunos,em 2006 passaram para 349 e 207 mil, respectivamente, segundodados do Ministério da Educação. E a oferta acompanha a procurapelos cursos na mesma velocidade.Enquanto o governo federal vê na EAD um dos instrumentospara democratizar o acesso à educação e cria redes de ensino, como aUniversidade Aberta do Brasil (UAB), as instituições privadas enxergamna modalidade uma forma de conquistar mais alunos e expandirsuas áreas de atuação.Os estudantes, por sua vez, vão percebendo as vantagens deencarar o desafio do aprendizado longe dos quadros-negros e do contatopresencial com professores e colegas. A oportunidade de estudarmesmo estando distante das principais instituições de ensino, a mobilidadede adequar a dedicação ao curso às disponibilidades de horáriosão algumas das explicações do porque de a EAD ter se tornadotão atraente para tanta gente. O ensino a distância é mais do que ensinopela Internet. No entanto, é preciso reconhecer a coincidência dedatas da popularização da rede mundial de computadores e da expansãoda EAD. E esse é sem dúvida, mais um elemento facilitador darelação aluno-instituição.

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Publicado

2009-08-05

Edição

Seção

Artigos Originais