Saber viver caboverdianamente: uma analítica do dispositivo da sexualidade em Na roda do sexo, de Fernando Monteiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2021.59917

Palavras-chave:

Literatura cabo-verdiana contemporânea. Violência de gênero. Fernando Monteiro. Na roda do Sexo. Dispositivo da sexualidade.

Resumo

    Fast traslate Icon translate  

As narrativas de Na roda do sexo (2009), de Fernando Monteiro, trazem uma dimensão bastante complexa do saber viver caboverdianamente, mostrando dimensões do universo familiar, do universo dos afetos e da dinâmica de gênero e sexualidade pouco exploradas pelo universo das literaturas africanas de língua portuguesa. Essas representações, ao mesmo tempo que reforçam a existência de um dispositivo da sexualidade regulador das dinâmicas populacionais, que investe sobre a vida como espécie e como corpo político, reforçam também a singularidade dessas ações, materializadas na forma de violências. Neste ensaio, abordou-se a violência de gênero, principalmente a que acomete mulheres à dominação masculina, a partir da leitura dos contos “Onde está Samira”, “Ponto-final” e “Descártavel”, presentes na obra de Monteiro. O objetivo do ensaio foi demonstrar como há dois movimentos simultâneos, não excludentes, presentes na literatura caboverdiana que, simultaneamente, trazem novas subjetividades para o universo das representações literárias, tais como gays, lésbicas, travestis e mulheres emancipadas, mas que reforçam os tipos de violências, simbólicas e físicas, sofridas por aqueles que ousam ser diferentes. Ainda assim, convém mencionar que essa analítica do dispositivo da sexualidade, tal como enunciado por Michel Foucault, em sua História da sexualidade: a vontade de saber, dá suporte às análises literárias realizadas na interface entre Literatura e Sociedade, pensando em como esses dois sistemas de representações se implicam mutuamente.

  Fast traslate Icon translate

Biografia do Autor

Sinei Ferreira Sales, USP

    Fast traslate Icon translate     Fast traslate Icon translate Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade de São Paulo (2011), graduação em Bacharelado em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade de São Paulo (2011) e mestrado em Letras (2015) e Doutorado em Letras (2021) (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo . Atualmente é livre da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, homoerotismo, literaturas de língua portuguesa, estudos comparados e literatura caboverdiana.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Dossiê Sentir-se/estar apartado, estabelecer elos: tendências insulares na literatura de Cabo Verde