Trabalho e literatura: o perfil de um grupo de escritores brasileiros

Autores

  • Ana Luiza S. V. Lopes COPPEAD-UFRJ
  • Cristina Lyra Couto de Souza PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5034

Palavras-chave:

Escritores. Trabalho artístico. Trabalho criativo. Indústrias criativas. Administração.

Resumo

A crescente importância econômica e social das indústrias criativas – atividades queabrangem toda a produção cultural ou artística – ainda não se refletiu na geração de estudossobre suas questões gerenciais e organizacionais. Nesse contexto, as autoras deste artigo têmse empenhado em pesquisar a produção nas indústrias criativas a partir da perspectiva de seusprincipais atores – os criadores e os gestores – procurando saber como trabalham, o quedesejam, como interagem e que dificuldades enfrentam. O presente estudo faz parte dessalinha investigativa e teve como objetivo descrever o perfil de escritores brasileiros. Foramrealizadas uma revisão de literatura em Administração e uma pesquisa qualitativa, na linhaconstrutivista, baseada em entrevistas em profundidade com escritores atuantes no mercado.Os resultados da pesquisa sugerem que: apesar de a formação acadêmica específica na área deatuação não ser necessária para o exercício da profissão, os entrevistados valorizam o estudo eatualização constante; muitos exercem atividades paralelas ao trabalho artístico – necessáriasao sustento – mas, se fosse possível, prefeririam viver apenas da literatura, mesmo obtendomenor remuneração; a necessidade de publicação vai além da expectativa de retornofinanceiro: ela é vista como a conclusão do trabalho, independentemente do resultado dasvendas; concluindo, os escritores possuem uma motivação intrínseca ligada ao exercício daatividade artística em si – para muitos, além do prazer gerado pelo ato, essa expressão é umanecessidade que, não atendida, gera cansaço e desânimo.

Biografia do Autor

Ana Luiza S. V. Lopes, COPPEAD-UFRJ

Doutora em Administração pelo COPPEAD-UFRJ e mestre em Administração pela PUC-Rio. Atualmente dedica-se à pesquisa de temas com autonomia e criatividade no trabalho, relações de trabalho e novas formas de gestão. Publicou trabalhos acadêmicos sobre contrato psicológico, profissionais maduros e cultura organizacional, tendo interesse pela área de Literatura.

Cristina Lyra Couto de Souza, PUC-RJ

Doutora e mestre em Administração pelo PUC-Rio. Atualmente dedica-se àpesquisa de temas como autonomia e criatividade no trabalho, indústria criativa em diversas áreas e novasformas de gestão.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Dossiê: Leituras intersemióticas