COMO A LEITURA DIMINUI A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Vicente Martins

Resumo


Encontro-me com um grupo de professores da educação básica.O bate-papo é inicialmente informal e ameno. Aos poucos, porém, aconversa torna-se confragosa, crua e empedrouçada. Ouço, atento, o relatodas dificuldades pedagógicas dos mestres, em sala de aula, sobretudoas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura, escrita e ortografia.Logo me incomoda a descrição da escola enquanto palco de situaçõesde violência. A violência escolar nas escolas, públicas e privadas,é um problema pedagógico. A Leitura é uma das habilidades lingüísticas,quando bem trabalhada na escola, favorece a diminuição daviolência escola uma vez que desenvolve a capacidade de aprender e deaprendizagem de crianças, jovens e adultos que têm, no ato leitor, umpassaporte para a civilização do conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2008.4890

Licença Creative Commons

SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

Revista do Departamento de Letras

Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ

Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br