LENDO E ESCREVENDO COM PRAZER PROFESSORES E ALUNOS REVISITAM MONTEIRO LOBATO

Maria Alice Aguiar

Resumo


Meu trabalho visa a refletir sobre a função do professor emcriar, com seus alunos, pelo exercício produtivo de decifração de enigmaque a linguagem propicia, um espaço de construção de sentidodo texto-contexto, e a demonstrar uma experiência de leitura dosprofessores sobre o processo de leitura e produção de textos dos alunosdo Infantil e fundamental, a partir de uma revisita guiada a MonteiroLobato, vendo-os, professores e alunos, como leitores-sujeitosdo rico sistema expressivo que é a linguagem literária. Para tal, fornecemosinstrumentos para que as crianças e professores quisessem epudessem adentrar-se pelas armadilhas do texto, percebendo, ambos,no enredamento das tramas sígnicas-textuais, as múltiplas possibilidadesde leitura que cada texto apresenta, incentivando-os a criarseus próprios textos ou a recriar a escrita de Lobato.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons

SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

Revista do Departamento de Letras

Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ

Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br