Trio em lá menor e a Vontade em si – Machado de Assis e a metafísica da música
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2015.14785Palabras clave:
Música, Literatura, Filosofia, Machado de Assis, MetafísicaResumen
Duas evidências norteiam este artigo: por um lado, o grande entusiasmo com queMachado de Assis trata a música em sua obra; por outro, o papel relevante da cultura musicalda época, permeada pelo Romantismo alemão, no contexto de produção intelectual em que seinsere a obra machadiana. Em Machado de Assis, o entrelaçamento da filosofia e da músicana literatura pode ser observado de diferentes perspectivas. No conto selecionado para esteestudo comparativo, para além da abordagem formal da música através da forma sonata, arelação entre filosofia e procedimentos musicais transforma-se em questão estética e,sobretudo, em motivo para refletir sobre o poder da imaginação, o poeta e sua obra. Destaforma, se o artista nos permite contemplar o mundo por seus olhos, através do conto Trio emlá menor (1886), Machado de Assis nos permite vislumbrar algo a mais sobre a música e afilosofia no século XIX. As ideias estéticas de Schopenhauer e o deciframento da Metafísicada música (1818) no conto são a proposta desta análise, que revelam em Machado não apenaso conhecimento das formas musicais, suas relações com a filosofia e com a estética musicalde sua época, mas também o talento para a composição artística e a expressão de suas ideiasnuma narrativa metamusical.
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