Rota de construcionalização do conector daí que: uma abordagem funcional centrada no uso

Autores

  • Ana Beatriz Arena Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2014.13351

Palavras-chave:

Daí que, Gramaticalização de Construções, Gramática de Construções, Mudança Construcional, Construcionalização

Resumo

O objeto de estudo do presente artigo é a expressão daí que. Na dimensãodiacrônica, verificam-se instanciações possivelmente participantes da gênese do daí que comoconector, em estruturas que Diewald (2006) denomina contextos atípicos (“de aí seinfere que”) e críticos (“Não se infira daí que”). Sincronicamente, após passar por váriasmudanças construcionais, daí que consolida-se como conector lógico-argumentativo,verificando-se perda de fronteira e de composicionalidade de seus componentes: “A leitura domundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir dacontinuidade da leitura daquele” (Paulo Freire2. Esse último estágio é o que Diewald (2006)denomina contexto de isolamento. Com base nos pressupostos teóricos da LinguísticaFuncional Centrada no Uso (LFCU), numa perspectiva dialógica entre Gramática deConstruções, Gramaticalização de Construções e a perspectiva construcional de Traugott(2012) e Traugott e Trousdale (2013), entendem-se construções como o pareamento formasentidode duas ou mais palavras (CROFT, 2001). Assumimos as relações metonímicas, aspressões de informatividade, inferências sugeridas, subjetificações e (inter) subjetificaçõescomo elementos cruciais para o processo de construcionalização gramatical do conectorlógico-argumentativo daí que. Compõem o corpus textos escritos a partir do século XVII atéa sincronia contemporânea (séculos XX e XXI) da língua portuguesa.

[2] Paulo Freire – Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura. Campinas,  novembro de 1981

Biografia do Autor

Ana Beatriz Arena, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Linguagem

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Publicado

2014-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ: Língua em uso: gramática, discurso e construções