(PER)FORMAÇÕES DE UM DESENHO INCORPORADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45833

Palavras-chave:

Experiência, Corpo, Movimento, Arte, Educação.

Resumo

O presente relato de experiência se faz como um compartilhamento reflexivo das práticas artístico-pedagógicas realizadas no projeto O Corpo nas Artes Visuais, no Colégio de Aplicação da UFRJ. A partir de proposições onde o corpo é requisitado para a produção de imagem, investiga-se os tensionamentos oriundos do processo de desnaturalização das posturas corporais pré-estabelecidas para o ato de desenhar e também para as aulas de Artes Visuais em espaços formais de ensino. Desse modo, procura-se compreender o corpo como matéria sensível, caminho para o gesto no desenho e como lugar privilegiado de experimentação.


Biografia do Autor

Virna da Silva Bemvenuto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Virna Bemvenuto  é artista-educadora graduanda em Educação Artística – Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da UFRJ, atua como pesquisadora bolsista PIBIAC no projeto O Corpo nas Artes Visuais no CAp-UFRJ.  Atua como performer investigando o corpo como matéria expressiva e suas relações.


Letícia Carvalho da Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Letícia Carvalho é artista-educadora no Colégio de Aplicação-UFRJ e mestra em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF. Desenvolve pesquisa relacionada aO Corpo nas Artes Visuais, onde atua como coordenadora, pesquisadora e performer. 


Referências

HOOKS, Bell. Eros, Erotismo e Processos Pedagógicos. In: LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado - Pedagogias da sexualidade. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 145-156

HOOKS, Bell. A construção de uma comunidade pedagógica. In: Ensinando a transgredir - A educação como prática da liberdade.São Paulo: Martins Fontes, 2019. p. 173-222

HORTA, Eugênio Paccelli da Silva. Desenho inscrito no corpo. Tese (Doutorado). Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, 2010.

MERLAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo. Martins Fontes, 1999.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. p. 141-148.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

BEMVENUTO, Virna da Silva; CARVALHO DA SILVA DE OLIVEIRA, Letícia. (PER)FORMAÇÕES DE UM DESENHO INCORPORADO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 726–735, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45833. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45833. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências